2º Fórum Meninas Digitais Regional Mato Grosso

forumeventoface

Local: Instituto de Computação – UFMT, Cuiabá/MT

Data: 16 e 17 de setembro de 2016

O Fórum Meninas Digitais Regional Mato Grosso é uma proposta anual promovida pelas Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Mato Grosso. O evento é parte do Projeto Meninas Digitais Regional Mato Grosso que por sua vez integra o Programa Nacional Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O evento está em sua segunda edição, e objetivo principal do 2º Fórum Meninas Digitais Regional Mato Grosso é a realização de atividades de caráter técnico-científico na área de Computação (tais como palestras, mesa redonda, minicursos e oficinas), permeando questões relacionadas a gêneros e tecnologias, visando promover a equidade de gêneros nas carreiras e cursos desta área, por meio do incentivo e promoção da participação feminina na região de Mato Grosso.

CERTIFICADOS DO EVENTO: https://drive.google.com/drive/folders/0BxuPWoNljJAgQ1UwUEpQOV80MXM?usp=sharing

bonecaprogramacao

O 2º Fórum Meninas Digitais Regional Mato Grosso (#ForumMDMT2016) será realizado nos dias 16 e 17 de setembro de 2016 no Instituto de Computação da UFMT em Cuiabá/MT, conforme a seguinte programação: ACESSE AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO

OU

FAÇA DOWNLOAD DO CADERNO DE PROGRAMAÇÃO

A organização do evento não se responsabiliza por eventuais alterações na programação que possam acontecer devido a imprevistos de quaisquer natureza.

bonecainscricoes

As inscrições para o evento são GRATUITAS e devem ser feitas até o dia 11/09 no endereço: https://goo.gl/forms/5zS1s1tWhmCRf1Tg1 ou diretamente no evento, procurando o credenciamento.

Incentivamos a participação de meninas e meninos a partir do 1º ano do Ensino Médio, com interesse em tecnologias e/ou Computação, alunas e alunos de cursos de graduação e pós-graduação, professoras e professores e profissionais de áreas da Computação ou afins (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação/Automação, entre outros). Demais membros da comunidade que possuam interesse em tecnologias e/ou Computação, independente da sua formação ou atuação profissional.

Será fornecido certificado digital com carga horária total de 18h para participantes que comparecerem no evento.

O certificado, inscrições de oficinas e demais informações do evento serão enviados no e-mail cadastrado no formulário de inscrição. Esteja atenta ou atento para utilizar um endereço de e-mail válido e atual.
bonecacontato

Dúvidas, críticas e sugestões? Entre em contato conosco pelo e-mail: meninasdigitaismt@ic.ufmt.br

Facebook do Evento: https://www.facebook.com/events/171023626642141/

Facebook do Projeto: https://www.facebook.com/MeninasDigitaisMT/

bonecadiversidade

Nosso evento tem compromisso com a diversidade nas temáticas de sua programação, no perfil de palestrantes e no perfil de participantes.

Apesar do nome “Meninas Digitais”, desejamos promover um evento com equilíbrio, em que haja a participação geral independente de gênero, raça, classe, formação acadêmica ou profissional.

Código de Conduta Anti Assédio e Anti Bullying 

O 2º Fórum Meninas Digitais Regional Mato Grosso (#ForumMDMT2016) é um evento sem fins lucrativos que deseja promover o empoderamento das/os profissionais das áreas de Computação e tecnologias, reforçando a auto-estima e incentivando as/os participantes na busca contínua pelo seu crescimento na área, facilitando a sociabilização nas áreas de inovação e tecnologia.

Este Código de Conduta será aplicado durante o #ForumMDMT2016 para todas/os as/os participantes e para qualquer pessoa que escolher se envolver no evento. O objetivo é proteger o público de danos e perigos morais.

O #ForumMDMT2016 dedica-se a promover uma comunidade respeitosa e livre de assédio para todas/os. Não toleramos qualquer forma de assédios ou intimidações de qualquer participante do evento, seja audiência, palestrantes, colaboradoras/es, parceiras/os, ou quaisquer membros da comunidade.

Por assédio entende-se sem limitação: comentários ofensivos, verbais ou eletrônicos, relacionados a características ou escolhas pessoais, origem racial, gênero, bem como comentários ou imagens sexuais, racistas, homofóbicas ou discriminatórias de qualquer natureza em espaços públicos ou digitais, intimidação deliberada, bullying, perseguição, encalço, fotografias ou gravações não autorizadas que gerem embaraço, interrupções reiteradas de palestras, contato físico inadequado ou atenção sexual indesejada.

Espera-se que as/os participantes cumpram imediatamente solicitações para descontinuar qualquer assédio ou comportamento de bullying. Sejam gentis com os outros. Não insultem ou ofendam outros participantes. Comportem-se profissionalmente. Lembrem-se de que piadas de assédio, sexismo, racismo ou exclusão não são apropriadas em lugar algum.

Qualquer participante que violar tais regras pode ser convidado a se retirar do evento, a critério exclusivo da organização, sem prejuízo das demais medidas legais cabíveis.

Se uma pessoa se engajar em comportamento de assédio, as/os participantes do evento podem tomar medidas que considerem adequadas, desde alertas a pessoa infratora até a vedação de sua participação em demais eventos promovidos pelos membros da organização do #ForumMDMT2016 individual ou coletivamente.

Se você for assediada/o, perceber que alguém está sendo assediada/o, ou tem outras preocupações, por favor aja para interceptar ou peça ajuda à organização do evento, de modo a colocar a questão sob os cuidados da organização.Temos certeza de que essa política ajudará a fazer do #ForumMDMT2016 um espaço mais acolhedor, inclusivo, e integrador para todas/os.

Organização do 2º Fórum Meninas Digitais Regional Mato Grosso (#ForumMDMT2016).

Este Código de Conduta foi adaptado a partir do código de conduta utilizado pelo evento 4º Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia, que foi adaptado a partir dos códigos de conduta utilizados pelos eventos Agile Trends, Ideias em Produção, adaptados a partir do Python Brasil 9, este por sua vez adaptados dos códigos de conduta utilizados pela Plone Foundation e pela PyCon US, e estão licenciados sob a Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

bonecahistorico

O 1º Fórum Meninas Digitais Regional Mato Grosso foi realizado na cidade de Tangará da Serra/MT, no dia 29 de outubro de 2015. O evento ocorreu nas dependências do Campus Avançado de Tangará da Serra do Instituto Federal de Mato Grosso e foi coordenado pelo professor Pedro Clarindo da Silva Neto. A primeira edição do evento no estado reuniu 126 participantes em atividades que compreenderam palestras, apresentação cultural, minicursos e oficinas.

Entre os temas abordados no evento, foram tratadas a Equidade de Gênero nas Carreiras e Cursos de Computação e Tecnologia, a Ludicidade em Ambiente Digital, a História das Mulheres na Ciência, entre outros. As oficinas compreenderam programação, música digital e redação acadêmica. O público alvo do evento foram alunas e alunos de Ensino Médio e Técnico, professoras e professores e profissionais das áreas de Tecnologias.

É possível conferir os resultados do evento na sua página na rede social https://www.facebook.com/F%C3%B3rum-do-Programa-Meninas-Digitais-Regional-MT-Tangar%C3%A1-da-Serra-1482424838740112/, com fotos das atividades, entrevistas para rádio e TV sobre o evento.

bonecarealizacao

Comissão Organizadora:

  • Karen da Silva Figueiredo (UFMT) – Coordenação Geral
  • Pedro Clarindo da Silva Neto (IFMT)
  • Cristiano Maciel (UFMT)

coverMDMT-(2)

logoUFMT    logoTangara

Patrocínio:

fapemat

Apoio:

logo-sbc

UFMT@PROCEV/CODEX@PBEXT2016

Parceiros:

arduinobrasillogo  evento-4327-logo_organizador  mbib  apoiador-front-in-sampa-marialab  unnamed  logodtl_ptovertical  b56e7f50-b525-4d4f-8900-de20f21ada95

Anúncios